quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Saudades, a dor de um amor que fica.


SAUDADE... A DOR DE UM AMOR QUE FICA.

Saudade é uma linda palavra que só existe na Língua Portuguesa. É a ponte que nos liga ao passado, em uma lembrança terna ou dorida. Sentimos saudades do passado, de alguém que partiu, do que vivemos, do que sentimos, ou ainda daquilo que quisemos um dia ter e nunca tivemos, daquilo que deixamos de viver e sentir, por covardia, por ser proibido, por não ter sido possível  ou mesmo por ter renunciado por espírito de estoicismo.
A saudade é a materialização de um sentimento. É a ausência sempre presente, é mais que uma lembrança. Saudade tem corpo, tem cor, tem cheiro, tem sensações, tem emoção. Saudade tem certezas.
 A saudade é uma parte preciosa do amor, que ficou no rastro de um momento bom. Não se fala de amor sem se lembrar da saudade dos momentos distantes, mesmo naqueles pequenos momentos ela se torna companheira e se faz sentir numa angústia sem fim e numa triste inquietação. Vem assim: às vezes mansa outras vezes, intensa. Ficamos impotentes diante desse sentimento que nos faz rir e chorar, ao mesmo tempo, quando olhamos uma foto de alguém  a quem amamos, quando voltamos aos locais onde passamos momentos felizes, aquela casa onde vivemos a nossa infância, quando nos lembramos das viagens, dos projetos futuros, esquecidos lá no passado, quando ouvimos uma música ou vemos um filme, que nos remete a determinados momentos de nossas vidas.
O que fazer com as horas que parecem infinitas? Com os dias que se repetem dolorosos porque nos falta algo? Por que uma angústia sufoca e toma conta do nosso coração? E nada tem graça... Nada se completa... A saudade é um sentimento, profundo e desorientador. Na sua dimensão infinita, ao preencher de ausência a nossa vida, dela expulsa a essência divina da qual somos portadores e nos torna humanos.
Em alguns momentos, a saudade dói como um corte feito por uma navalha. A saudade dorida amarga, arde no peito, maltrata, causa ansiedade. É a pergunta que ficou sem resposta, é a imagem do ser querido que, de repente, se esvanece no ar, é o silêncio causticante que impede que se ouça a música do amor, é a dolorosa saudade de quem está perto e ao mesmo tempo tão inacessível...  É um desassossego sem fim, uma louca vontade de voltar, de regressar. Essa nos faz chorar, é uma saudade que só o tempo cura e, às vezes, uma vida inteira ainda é pouco para curar essa ferida da alma.
Há também a saudade que nos faz sorrir e sonhar, que nos faz suspirar de prazer. É como se folheássemos aquele velho álbum de família e, vendo as fotografias, pudéssemos reviver aqueles momentos e sentimentos tão agradáveis e tranqüilos. Por alguma razão passamos pela vida sentindo falta de algo. Talvez, a saudade seja uma forma de nos lembrar que não estamos sozinhos nesse mundo. Se decifrássemos o DNA da saudade é possível que encontrássemos traços de esperança de um reencontro, único remédio capaz de nos devolver a alegria.
A saudade é escrita em prosa e verso pelos poetas sempre apaixonados, é sentida e chorada pelos amantes. A saudade, esse sentimento doce e amargo, ao mesmo tempo, é sempre o amor que fica guardado como uma pedra na ferida aberta do coração, necessitando que o tempo, as lágrimas ou até um novo amor venha transformá-la em pérola e curar essa dor infinita, transformando-a em nova emoção.


9 comentários:

  1. Perfeita descrição de saudade. Muito iluminada tu fostes minha amiga...
    Parabéns! Seus textos são inspiradores, iluminados e nos remetem a profundas e sábias reflexões.
    Deus a abençoe!
    Um abraço...
    Iris da Silva

    ResponderExcluir
  2. íris Silva agradecemos seu carinho!
    Escrevemos a Cinco Mãos com uma sintonia imensa coisa de Deus amiga!
    Beijos
    Suely Sette e Princesas do Castelo.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!

    Texto perfeito, perfeita harmonia entre cada verso, cada linha.

    Saudade é um tema que me emociona muito, e vocês conseguiram me emocionar de uma forma única.

    Parabéns para todas princesas que escreveram esse texto.

    Um grande beijo!

    Alexandra Collazo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Alexandra Collazo!
    Muito importante recebermos este retorno querida!
    Obrigada e volte sempre!
    Suely Sette e demais Princesas do Castelo

    ResponderExcluir
  5. Doloroso discorrer sobre tema tão aflito, mas... antes a dor da saudade do que a dor da indiferença. Mesmo que doa, é preferível a agonia ao abandono da consciência de momentos que foram tão bons de serem vividos... Saudade, palavra que existe apenas no nosso idioma, é o preço que se paga para eternizar, no nosso espírito, o que queríamos que fosse para sempre... Vocês, meninas, conseguiram sensibilizar-me, mais uma vez, ao dispor, tão habilmente, de enredo, que, outrora, em mãos de escritores outros, tornou-se lúgubre.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Marcelo Garbine, pelo comentário sempre aguardado.
    Disse muito bem a indiferença é mais dolorosa,pois vem sem sabermos muito bem a razão.
    A saudade que só existe em nosso idioma , traduz bem o que portamos na alma quando estamos cheio de ausência.
    Abraços amigo volte sempre.
    Suely Sette e demais Princesas do Castelo

    ResponderExcluir
  7. Essa minha amiga é nota mil. Saudade, danada que maltrata a gente, mas é um palavra tão bela. Quantas lindas frases não somos capazes de escrever com ela? Parabéns!
    Beijos,

    Lígia Beltrão

    ResponderExcluir
  8. Amigas Princesas do Castelo, Adorei a abordagem que vocês escreveram sobre "Saudade". É um tema muito presente na vida de todos nós, e diria que até faz bem por preencher os momentos ociosos... Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Volia nós sentimos saudades de tudo aquilo que foi e hoje não mais faz parte presente é algo inesplicavel por que ela existe em nós seres humanos. A ausência do que vivenciamos uma bela paixão, uma amizade, um ente querido que apenas nos deixou uma forte lembrança do que foi lindo maravilhos e inesquecível em nossas vidas, porém temos que aprendermos que a vida ela existe em nós e que devemos continuar com o seu seguimento sempre renovando a nossa consciência sobre a nossa supremacia de apegos a tais coisas e estaremos sempre felizes com os momentos em prosseguimentos na nossa caminhada até a nossa parada de passagem ao outro lado da vida . Beijos Vólia Belo texto amiga bjs

    ResponderExcluir