quarta-feira, 27 de agosto de 2014

QUEM CONTA UM CONTO...CONTA A CINCO MÃOS



LIBERDADE...REALIDADE OU UTOPIA?


Pássaro de imensas asas que voa sobre as infinitas alturas... Liberdade, realidade ou utopia? O que significa exatamente a liberdade? Até onde somos realmente livres, se o nosso agir interfere na vida dos outros?
Liberdade é poder escolher o caminho que queremos seguir, sendo responsáveis por nossas escolhas. É poder sentir a brisa da manhã tocando o nosso rosto depois de uma noite tranquila, com a consciência limpa. É a capacidade de guiar a nossa conduta, de acordo com a nossa vontade, com a nossa consciência, sem sermos coagidos a isso. Liberdade é o mais precioso bem da vida humana. Ser e estar livre, ter a alma livre... A liberdade de ser, de não se submeter a nenhum domínio, ser independente e tomar as próprias decisões, sem depender de outrem. Liberdade de podermos simplesmente fazer nossas próprias escolhas e decidirmos por aquilo que, não necessariamente, é aos olhos dos outros, o politicamente correto, mas decidirmos por nós mesmos, pelo nosso coração, pelos nossos anseios, nossos sonhos.  Liberdade de sermos autênticos, a despeito do quanto isso agrade ou não, aos que nos rodeiam. De optarmos por andar descalços para sentirmos um pouco mais o chão e as saliências, antes de nos arriscarmos em voos que prometem segurança. Liberdade de desejar a alma mais leve, sem nos cobrarmos a prestação de contas por querermos aliviar o peso dos ombros... Será mesmo?  Liberdade nada mais é do que um estado de espírito, um sentimento semelhante à felicidade.  Podemos ser livres e nos sentirmos presos por um sentimento que escraviza a alma. Aí nos tornamos cativos de nós mesmos, por outro lado, podemos estar presos a uma situação ou a alguém, e nos sentirmos completamente livres. O amor, por exemplo, precisa ser livre, sem ciúme ou dominação. O prazer de poder amar e ser amado, mas ser independente, mesmo em um casamento.  O amor só sobrevive se lhe for dado a liberdade, caso contrário, míngua. Só compreende o valor da liberdade quem dela, um dia, foi privado.
Liberdade significa o direito de agir segundo o livre arbítrio, sem prejudicar ninguém, é a independência do ser humano. Na realidade, a nossa liberdade termina quando esta fere o bem-estar e o direito do próximo. Ao pensarmos em liberdade, devemos sempre levar em consideração o próximo, pois não vivemos, e sim, convivemos com pessoas, que possuem sentimentos.  A vida em sociedade cerceia a liberdade. É importante não confundirmos liberdade com livre arbítrio, este último, todo mundo tem, pois é o direito de pensar, de escolher viver de um determinado modo. Já a liberdade é o poder de conduzirmo-nos de acordo com tal escolha. Infere-se daí, que o fato de termos livre arbítrio nem sempre significa que temos liberdade.
Trazemos o desejo de liberdade dentro de nós e esse sentimento nos faz senhores de nós mesmos. É preciso que gozemos da liberdade relativa a que temos direito, para que possamos evoluir, e assim, permitir que os nossos talentos se desenvolvam. Quando negamos ao outro a liberdade, é como se o matássemos espiritualmente. A nossa liberdade, portanto, deve respeitar o direito do próximo para que não se torne opressão à liberdade deste. A nossa liberdade vai até onde começa a do outro e a responsabilidade sobre os nossos atos. Mesmo assim, que delicia é a tal de liberdade! Nossos atos são livres, mas são, também, preponderantes quanto à continuidade desta tão sonhada liberdade. Usarmos com responsabilidade a nossa liberdade determinará a sua validade perante a sociedade. Importante é também não confundirmos liberdade com libertinagem, pois aí já estaríamos agindo em desrespeito aos costumes.
A liberdade plena é um conceito utópico, ela só existiria se vivêssemos isolados no mundo, mas, nenhum homem é uma ilha, todos precisam viver em sociedade, para evoluir e aprender a amar. Porém, podemos gozar da liberdade plena através do pensamento. Por ele podemos ser livres, sonhar, voar alto, ir ao infinito. Pelo pensamento tudo nos é permitido, pela ação, ficamos restritos ao dever. Liberdade é respeitar o próximo, as próprias escolhas, os próprios limites. Este é o segredo da paz.


7 comentários:

  1. Queridas Princesas do Castelo! Vocês tocaram em muitos pontos que representam o que é ou não é liberdade e seus limites... Adorei o texto... Abraços literários!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paulo Boloba!
    Felizes com sua visita e recado carinhoso!
    Bem vindo sempre!
    Abraços
    Suely Sette e demais Princesas do Castelo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Paulo Baloba!!!!
    É sempre bom todo esse carinho!

    ResponderExcluir
  4. Brilhante reflexão sobre Liberdade. Permita-me repetir um pequeno trecho: "...É poder sentir a brisa da manhã tocando o nosso rosto depois de uma noite tranquila, com a consciência limpa....".
    Parabéns e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. A coesão do texto impressiona. Harmonia acurada. Nem parece que foi escrito por cinco escritoras. Se eu não soubesse, pensaria tratar-se de uma crônica redigida por um único autor.

    ResponderExcluir

  6. Obrigada E.P.GHERAMER .Volte sempre amigo!
    Estamos felizes com sua apreciação!
    Abraços fraternos.
    Suely Sette e Princess do Castelo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo carinho Marcelo Garbine!
    Volte sempre!
    Abraços.
    Princesas do Castelo.

    ResponderExcluir