quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Quem Conta Um Conto...Conta A Cinco Mãos



Beleza: Além Dos Salões, Até A Alma...

“Que me perdoem as muito feias, mas beleza é fundamental...” Assim ‘ditou’ nosso saudoso Vinícius, em 1959, na célebre frase que viraria quase uma regra.  Sem dúvida, é uma verdade universal a frase: “a primeira impressão é a que conta!” Enquanto não se conhece a pessoa, temos de concordar que é muito melhor olhar o “bonito” (no padrão atual da nossa sociedade) do que mirar o feio.
A beleza sempre foi cultuada em todos os tempos. As religiões politeístas tinham a beleza representada por deusas: Afrodite (grega), Vênus (romana), Freya (nórdica), Hator ( egípcia). A harmonia das formas sempre encantou os olhos da Humanidade. Personagens famosos da História tiveram destaque por conta da beleza física: Nefertiti, Cleópatra, Lucrécia Bórgia, a Marquesa de Santos, Jacqueline Kennedy. E, nas telas de cinema, as divas inesquecíveis: Elizabeth Taylor, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Sharon Stone e os galãs, Rodolfo Valentino, James Dean, Robert Redford, Leonardo Di Caprio. Os padrões de beleza também mudam de acordo com a época, atualmente, belo é quem é magro e jovem. Houve tempo, em que era outra a verdade universal: “Gordura é formosura”. O dinamismo dos padrões das sociedades nos leva a cada instante a rever os nossos conceitos de beleza.
A ditadura da beleza está exposta nas capas de revista, nos outdoors, na televisão e no cinema. Há que ser belo para ser amado, parecem gritar as estampas e os comerciais. Criou-se um valor extraordinário para a beleza estética, como se nada mais importasse. Nos quatro cantos do Ocidente, prega-se a beleza como requisito indispensável para se alcançar a felicidade. Atualmente, algumas mulheres vivem a paranoia do corpo perfeito: silicone aqui, ali e acolá também, sem falar no botox e, assim, a indústria da beleza fatura alto, em nome do que as pessoas, homens e mulheres, entendem por beleza. Muito complicado se submeter a intervenções cirúrgicas, correndo riscos de efeitos colaterais e até de morte. O segredo de beleza das lindas “cinquentonas” é o cuidado, que começa ainda na juventude: boa alimentação, exercícios físicos e bons pensamentos. Devemos, sim, cuidar do nosso bem estar e saúde isto é responsabilidade, mas, compreendendo sempre que, na vida, nascemos, crescemos, vivemos e voltamos à velha infância, literalmente. Nunca um rosto bonito e corpo perfeito serão páreo para uma mulher elegante e charmosa.
A beleza física atrai, desperta o desejo, ilude, aumenta a autoestima, levanta o astral. Mas também perde a graça, quando não há essência. Quem somente observa a aparência, deixa de observar o “conteúdo” da pessoa. A beleza física é efêmera, se esvai com o tempo e, quando o tempo passar para essa beleza, o que restará? Fazer plástica em cima de plástica?  Seria tão mais fácil se entendessem que a beleza plástica não reflete o interior de alguém... A verdadeira beleza vem de dentro para fora, ela, sim, ilumina o que há por fora e realça mais ainda o que é lindo. Nada se compara ao brilho de um olhar que tem a centelha da dignidade e a brisa suave do amor espelhado na face. Nada supera a beleza interna, que aflora através dos gestos, atos, sentimentos, que se carrega ao longo de toda vida, iluminando àqueles que têm o privilégio de conviver com quem tem beleza interior.
Uma mulher ciente de sua feminilidade, vestida e decidida, conquista admiradores por onde passa, Seu charme é a sua beleza, A maneira de andar, de sentar, gestos delicados, sorriso sempre presente, educada e gentil. É, na verdade, uma linda mulher e, muitas vezes, nem bonita fisicamente ela é.
“... Que se acaricie nos braços alguma coisa além da carne...”, continuou Vinícius no mesmo poema... É preciso que haja a beleza da alma, esta, se constrói com o cultivo das virtudes com a cultura, com o amor que deve florescer e ornar o nosso Espírito de luz. Essa é a beleza fundamental.

20 comentários:

  1. PARABÉNS LINDAS PRINCESAS EXCELENTE TEXTO!
    DIZEM QUE QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE, ASSIM SENDO, NÃO EXISTE NEM FEIURA NEM BELEZA, TUDO DEPENDE DE QUEM VÊ.

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravilhoso..

    Parabéns princesas <3

    ResponderExcluir
  3. Princesas, quanta sabedoria ... Muita gente por aí precisando de fazer plástica na alma, afinal ao pó retornaremos !

    Parabéns!

    " Nada supera a beleza interna, que aflora através dos gestos, atos, sentimentos, que se carrega ao longo de toda vida, iluminando àqueles que têm o privilégio de conviver com quem tem beleza interior."

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sandra Rebelo e Claudiane Ferreira pelo carinho!
    Estar neste grupo é muito bom!
    Receber elogios sinceros não tem preço.
    Obrigada e bem vindas sempre!

    ResponderExcluir
  5. Belo e reflexivo texto. Vamos lapidar a alma, o coração... O resto, é paisagem...
    Beijos, cinco mãos abençoadas!

    Lígia Beltrão

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, meninas! Obrigado pela reflexão proporcionada e por mais essa fonte de inspiração, da qual bebo, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Bela reflexão! Realmente ao passar dos anos, vamos nos apegando ao essencial... Parabéns! Abraços As Cinco Mães!

    ResponderExcluir
  8. Princesas deste castelo de palavras mágicas e sentimentos,
    Parabéns pelo texto lindo! Que a literatura de vocês possam bailar corações e enfeitiçar com amor os leitores.
    Bjins literários a todas!
    Simone Guerra

    ResponderExcluir
  9. Este é mesmo um grande Castelo, além de possuir cinco princesas Talentosas e Criativas, existe muita magia, porque as vossas palavras são tão mágicas ao ponto de penetrarem nas profundezas do nosso íntimo. É bem verdade que a essência da pessoa baseia-se nas suas ações, esta sim é a verdadeira beleza, mas a ditadura da beleza tem feito muitas pessoas perder a noção do que é realmente belo e as induz a querer atingir um padrão inatingível de beleza o que resulta em vários problemas psíquicos e físicos. Por isso é necessário, urgente e importante que as pessoas se empenhem pelo que é duradouro e gratificante por desenvolver virtudes e qualidades porque esta sim, é a verdadeira beleza e nunca envelhece.

    ResponderExcluir
  10. Este é mesmo um grande Castelo, além de possuir cinco princesas Talentosas e Criativas, existe muita magia, porque as vossas palavras são tão mágicas ao ponto de penetrarem nas profundezas do nosso íntimo. É bem verdade que a essência da pessoa baseia-se nas suas ações, esta sim é a verdadeira beleza, mas a ditadura da beleza tem feito muitas pessoas perder a noção do que é realmente belo e as induz a querer atingir um padrão inatingível de beleza o que resulta em vários problemas psíquicos e físicos. Por isso é necessário, urgente e importante que as pessoas se empenhem pelo que é duradouro e gratificante por desenvolver virtudes e qualidades porque esta sim, é a verdadeira beleza e nunca envelhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eiúde Moraia! Seu recado nos devolve a alegria de sabermos que nem tudo está perdido.
      Volte sempre com sua gentileza e encanto!
      Abraços
      Suely Sette e demais Princesas do Castelo Literário!

      Excluir
  11. Emocionada com tamanha beleza. Palavras, textos, cronicas que são verdadeiras obras de arte.
    Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.
    Carlos Drummond de Andrade
    beijos e sucesso pra vocês...S2

    Larissa Sette Cantora.



    ResponderExcluir
  12. Obrigada minha filha linda!
    Receba nosso carinho e agradecimentos!
    Beijos.
    As Princesas do Castelo...

    ResponderExcluir
  13. Princesas lindas! Amei o texto. Não exalta as belas e nem reprime as não tão belas como fez o poeta na frase musical que nunca concordei embora fosse um gênio. Hoje pode-se comprar a beleza física nos cirurgiões, clínicas d estética, academias ou produtos importados maravilhosos, sim pq existem, porém nunca a essência. Ainda bem que ela não é visível a olhos nus. Ela só é vista pelas pessoas sensíveis que não medem o peso do corpo, nem a maciez da pele da face pq para percebê-la só é preciso uma coisa: ouvir e ser capaz de apreciar a alma da pessoa. Beleza física? Comprada? Não sei pq nunca comprei. Parabéns meninas lindas!

    ResponderExcluir
  14. Minha linda amiga Margarida Antonucci, ou Margalinda como nos chamamos.Que bom receber seu comentário tão rico em detalhes amiga.
    Obrigada pelo carinho e sinta-se convidada sempre para desfilar sua beleza e sabedoria pelos corredores e escadarias e nosso castelo!
    Com carinho:
    Suely Sette e as Princesas do Castelo

    ResponderExcluir