quarta-feira, 8 de outubro de 2014

QUEM CONTA UM CONTO...CONTA A CINCO MÃOS - AMIGO, OPÇÃO DO CORAÇÃO



AMIGO, OPÇÃO DO CORAÇÃO

A amizade é o amor mais bonito. Nasce de forma sutil, por identidade de gostos, de objetivos, simpatia inexplicável. Quem escolhe é o coração. Às vezes, a escolha é imediata, em outras é mais devagar, demora um tempo enquanto vai se firmando, criando afinidades. Pode se iniciar em qualquer época da vida: existem as amizades de infância, as que haurimos na adolescência, na fase adulta, na idade provecta, isso não tem importância. O importante é que ela exista. Algumas duram um tempo; outras, a vida inteira...
A amizade é o amor puro, sem interesse, sem os conflitos gerados pelo amor romântico. É uma conquista preciosa, de valor inestimável e, como tal, precisa ser preservada. É um misto de dedicação, afeto e confiança. Quando verdadeira, é um amor mais resistente, que contorna os caminhos mais difíceis sem se abalar, entendendo a sofreguidão e a calmaria. É um bem querer com leveza, sem a urgência do estar próximo fisicamente, se bem que ter um ombro amigo presente é algo gratificante, mas , podemos construir belas amizades à distância. É o afeto que entende as necessidades, e mesmo distante, ouve o coração angustiado do outro ou capta a sua alegria, apenas pela vibração do tom de voz.
Amigos são aqueles para quem sempre esteve reservado um lugar nos nossos corações. As pessoas não entram na nossa vida por acaso, e não é por acaso que elas permanecem. Os amigos são irmãos que partilham e se alegram com as nossas conquistas; conhecem-nos profundamente, entendendo o nosso estado de espírito apenas pelo timbre de nossa voz, ou pelo brilho do nosso olhar, que nos socorrem nas aflições, nos dizendo verdades, embora doídas, pois nos amam com amor incondicional, gratuitamente, sem querer nada em troca. É o amor que abriga, acolhe, mas também adverte,critica, aponta os nossos erros, mas o faz com palavras suaves e com sensatez, sempre tendo um “eu te amo”, para nos dizer após as broncas.
Fazer amigos é muito fácil, complicado é mantê-los. A amizade requer alguns requisitos para ser conservada. Alguns parâmetros devem ser observados para que possamos compreender e viver uma amizade: o primeiro é o respeito, não pode haver amizade sem ele. É condição “sine qua non”. O segundo é a confiança, só consideramos amigos aqueles em quem confiamos; o terceiro é a admiração, é ela que propicia a aproximação daqueles a quem queremos conquistar a amizade; segue-se o carinho, a disponibilidade ( nada mais chato do que um amigo indisponível). Tudo isso nos leva a construir esse amor tão lindo chamado amizade.
Muitas vezes, na nossa vida, ocorrem fatos ou situações catastróficas, independente da nossa vontade. Caímos ou somos derrubados; precisamos encontrar forças para levantarmos e continuarmos a andar. Mas, onde buscar forças? Se você tiver um amigo saberá onde buscar... Conhecidos, temos muitos, mas bem poucos são os amigos de verdade.
Amizade é a forma plena de amar alguém que veio de mansinho e ganhou lugar cativo em nosso coração. É a soma de experiências e conquistas. Devemos escolher os amigos não pela cor da pele, posição social, idade, beleza, ou qualquer outro arquétipo, mas escolhê-los pela beleza da alma, bondade do coração, palavras e atitudes. Amizade não é só a mão estendida, nem aquele sorriso afável, nem mesmo o prazer da companhia. É a inspiração espiritual, que acontece quando se descobre alguém que acredita e confia em você e isso é recíproco. É algo celestial, encontrar um amigo assim.
A amizade faz a gente chorar pela sua falta, pela ausência do ombro amigo. Choramos por decepção, quando descobrimos que aquele amor não era verdadeiro como gostaríamos... Mas, choramos também de alegria, quando o coração salta de contentamento pelo simples prazer de pensar na antecipação do encontro com aquele a quem elegemos como irmão de alma.
“- Se vens às quatro horas, desde as três o meu coração já se alegra...” disse a raposa ao Pequeno Príncipe. Amigo é aquele que tem o coração cativo, porque sabe que o amor é para sempre!

11 comentários:

  1. Parabéns, Princesas lindas! É o retrato do que nasceu entre nós! Pura sensibilidade e carinho no texto! Emocionante e lindo ! Nossa amizade, pura e sem pretensões, há de ser eterna! Beijos no coração de cada uma!!

    ResponderExcluir
  2. Essa história de amizade, é um pouco de cada uma de nós <3 AMO VOCÊS! Que Deus abençoe nossa união!
    Parabéns, Princesas!

    ResponderExcluir
  3. Mais um belo e inspirador texto. A maneira como vocês escrevem sobre a amizade, já demonstra as amigas que vocês se dispõem a ser. Gosto de pensar nisso, em pessoas se disponibilizando em afetos umas para as outras, e onde devemos dispor esse afeto? Na amizade e nos sinais que as seguem, dos quais descreveram tão bem nesse texto!

    Lembranças a todas as escritoras. Maria Luiza, Cristiane Vilarinho, Suely Sette, Vólia Loureiro e Nell Morato. Continuem com o belo trabalho. Eu já tinha ditos a algumas de vc's, que acho muito interessante a ideia de escreverem à cinco mãos.

    Atenciosamente, Leonard N. Oliveira

    http://umlugarparaestar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, obrigada pelo carinho que tem nos dispensado, com suas leituras, seus comentários...Curtindo, recomendando!
      Gesros assim nos incentivam ainda mais! Bjs!

      Excluir
  4. Lindo, amizade é um amor sublime, um coração andando em nosso passos, é uma troca de afeto que nunca podemos decifrar, vem da alma.
    Todas as escritoras, estão escrevendo com a luz da alma, este amor está sempre dentro de vocês.
    Parabéns amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adriana! Nos alegra seu comentário, sua leitura, seu carinho! É para vocês que escrevemos! Bjs!

      Excluir
  5. Sou feliz em ser uma das princesas,pois meu castelo é o coração de cada uma !Beijos Nell, Vóli, Cris, Maria Luíza!
    Amo vocês princesas irmãs!
    Suely Sette

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho Leonard!
    Amizade é mesmo a forma mais linda de amor!
    Abraços e volte sempre!
    Suely Sette

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Adriana Versus Versus!
    Essa amizade já estava escrita no coração de Deus!
    Obrigada amiga e bem vinda sempre!
    Suely Sette

    ResponderExcluir
  8. Amigo é como energia elétrica... Sua falta é triste e difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, João Paulo! Tem um lugar especial entre nós! Bjs!

      Excluir