sexta-feira, 6 de março de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS - É PRAZER OU DOENÇA?



É PRAZER OU DOENÇA?


Ultimamente, o assunto mais comentado e que anda mexendo com o imaginário das mulheres e também de alguns homens  é a estreia do filme 50 Tons de Cinza, película baseada na obra da escritora E. L. James, autora da trilogia de mesmo nome e que teve um estrondoso sucesso editorial. O filme também não decepcionou e é sucesso de bilheteria, principalmente para o público feminino.
Livro e filme contam a história de Christian Grey, que quando criança havia sido abandonado pela mãe (prostituta) e era vítima de maus tratos por parte do cafetão que a agenciava. Posteriormente a personagem é adotada por um casal americano muito rico, que lhe possibilita ter uma vida normal e confortável, porém, os traumas da infância, o deixaram insensível, incapaz de amar. Na adolescência, o rapaz conhece uma mulher madura que o introduz no mundo do sadomasoquismo e a partir de então, ele só consegue prazer sexual através dessa prática. Até que conhece a estudante de Literatura Anastasia Steele e mesmo continuando com as práticas de sadomasoquismo, ela consegue despertar os sentimentos do rapaz.
Entre quatro paredes tudo é permitido, já diz um velho chavão... Mas será que toda prática sexual deve ser considerada saudável e benéfica? Não  questionaremos a questão da normalidade, porque essa questão de ser normal ou não, de ser moral ou não varia de época a época, de cultura a cultura, e não é esse o objetivo da nossa reflexão.
Relações perigosas: sadomasoquismo, encontrar prazer sexual através de causar ou sentir dor, há casos de pessoas que buscam a sufocação através de sacos plásticos para conseguirem prazer sexual.
Relações perturbadoras: sexo com animais, com cadáveres, voyeurismo, sexo com mais de um parceiro ao mesmo tempo, utilização de instrumentos, de drogas estimulantes. Isso deve ser considerado saudável  ou desvio? Qual deve ser a função do sexo em nossa vida?
Não devemos ser ingênuas a ponto de afirmar que a função do sexo é a reprodução da espécie, isso é consequência.  O sexo existe para dar prazer, é uma energia poderosa, capaz de trazer saúde, plenitude, ou, pode trazer a doença, o desequilíbrio, quando não há orientação, quando junto a sua prática existe o desequilíbrio psicológico, as doenças emocionais.
Amor, prazer, sexo e fantasias sexuais, cada um tem as suas preferências, cada um tem a sua forma peculiar de expressão. Contudo, é difícil entender que para sentir prazer haja necessidade de sofrimento, agressão, possessividade. Devemos acreditar que há algo de muito errado, lá atrás, em algum ponto da linha, houve um nó que não foi desfeito.
Certamente que prazer, fantasias e sexo podem ser apimentados por casais sem haver a necessidade da tortura repugnante. Não se deve, portanto, impor, sufocar, agir com egoísmo. Esses são traços de mente doentia.  Causar ou querer a dor para sentir prazer é patológico e doença necessita de tratamento.
Prazer, satisfação, alegria e plenitude vêm sempre de sentimentos respeitosos, onde se busca não ferir, não machucar, não manchar. Quem ama, busca a maneira mais tranquila de demonstrar, de conquistar, cativar. O amor não comporta tortura de espécie alguma, pois é plenitude, completa o que falta na vida, preenche os vazios da espera.  Amor é alegria, brincadeira, diversão e o sexo é paixão, tentação, êxtase... Dois seres saudáveis de corpo e mente, se doando e desejando  e buscando a felicidade e o prazer mútuos.
Entre quatro paredes tudo é permitido, desde que não constitua perigo à saúde física, mental ou moral. Desde que não cause sofrimento, dor; desde que haja respeito e amor ao parceiro. Então, o bom senso é o melhor caminho.
“Não há dificuldade que o amor não vença, nem doença que não cure, nem porta que não atravesse, nem muro que não derrube, nem pecado que não redima.” Emmet Fox.

(Texto a cinco mãos, pelas escritoras Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro).

5 comentários:

  1. 3 h · Curtir COMENTÁRIO DIRECIONADO

    Sérgio Luis Sousa Cristiane Vilarinho,acho q tdo por AMOR é valido,tdo mesmo!!
    2 h · Descurtir · 2

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO DIRECIONADO
    2 h · Descurtir · 2

    Lucio Freire Vieira Buscar a dor na intimidade certamente está ligado a alguma interatividade com forças negativas, que nenhum prazer sentem na sintonia do amor.
    2 h · Descurtir · 2

    ResponderExcluir
  3. COMENTÁRIO DIRECIONADO

    2 h · Curtir

    Jorge Rodrigues Bom dia cristiane, eu sou contra qualquer tipo de agressão, principalmente n hora d sexo(amor) o nome já dis amor, um quebrar a cara d outro n hora d sexo e idiotice, amor e amor, porrada e porrada bjs linda.
    2 h · Descurtir · 3

    ResponderExcluir
  4. O sexo é para dar prazer, e não para ser doloroso. Envolver sentimentos e poder desfrutá-los mutuamente, assim também encontramos um caminho para um amor forte e duradouro.
    Magnifico texto amigas princesas!

    ResponderExcluir
  5. O desejo sexual e a tentação quando caminham juntos obrem espaço às suas carências, ao ignorarem os gritos desesperados do coração para que escutem a voz da razão

    ResponderExcluir