quarta-feira, 3 de setembro de 2014

QUEM CONTA UM CONTO...CONTA A CINCO MÃOS



SUCESSO... QUEM TEM LUZ PRÓPRIA NÃO SE OFUSCA

Todas as pessoas têm algum talento, nascem com um ou mais dons, que as tornam singulares em um mundo de diversidades. São peças únicas de um enorme quebra-cabeça. Algumas pessoas têm os seus talentos percebidos por outras, sobressaem-se do mare-magnum. Ao exercerem com firmeza de caráter os dons recebidos, têm a oportunidade de fazer brilhar a luz que emana da alma e se expande pelo universo de encantos. Ganham evidência, alcançam aquilo que chamamos de sucesso.
O conceito de sucesso é uma coisa relativa. Para muitas pessoas, ter sucesso significa ser reconhecido, estar em evidência, ter dinheiro, ter poder. Sentem necessidade de ter as atenções alheias voltadas para si, alimentando o seu ego. Fazem tudo para serem notadas, inclusive, ultrapassam limites, ignoram os valores de decência e honestidade, quebram regras de boa conduta, atropelam sentimentos de amizade e distinção. Simplesmente se  transformam, se rebaixam, se idolatram. O sucesso, para estas, se baseia no ter. Este é sempre passageiro. Todos os dias, vemos pessoas galgando os degraus da fama e outras sumindo, voltando a ser meras personagens dessa intrincada história, que é a vida. Outras pessoas encaram o sucesso com certa reserva, com parcimônia. Preferem ser reconhecidas, valorizadas, a serem divulgadas. Satisfazem-se com uma notoriedade mais particular, íntima, dividida com os que realmente fazem parte da sua vida. Não querem fama, querem, antes, serem reconhecidos pelo genuíno valor do seu trabalho, porque tem essência, qualidade. São pessoas que possuem luz própria. Esses têm o seu sucesso baseado no ser.
O sucesso coloca as pessoas sob os holofotes da publicidade e isso gera o sentimento de inveja naquelas pessoas que, desejam, mas não conseguem evidência.  O brilho de algumas pessoas incomoda, e muito, outras. Existe o ditado: “É fácil invejar, mas ninguém quer trabalhar”. Quando você olha para o céu, percebe que umas estrelas brilham mais do que outras? Sim! Isso também acontece com os seres humanos, podemos brilhar mais ou menos, dependendo de nossas aspirações e da nossa forma de agir. Se ficarmos de braços cruzados, de nada adiantará, somos o que pensamos. Nossa vida é um retrato fiel do que construímos a cada dia. Estamos cansados de assistir em filmes, as tragédias ocasionadas pela inveja do sucesso alheio. Filme é ficção e muitas vezes inspirado no cotidiano das pessoas.  Estamos cercados de pessoas tóxicas, que se incomodam com o sucesso daqueles que batalham, e permitem que a cobiça os corroa por dentro. Estas se agarram a um ideal de felicidade que, talvez, não sirva ou satisfaça, mas persistem na inveja. Pensam: “Se eu não tenho, ele não pode ter”. Essas pessoas egocêntricas, interesseiras e amarguradas, só conseguem enxergar o sucesso alheio. Só pensam em cobiçar o que é do outro, não procuram fazer nada para conquistarem o seu próprio sucesso. A inveja adentra as casas e desfaz famílias estruturadas, não escolhe classe social, atingindo a todos. O invejoso infelicita e infelicita-se. Esquece-se de viver a própria vida, de buscar as suas próprias realizações, porque ocupa a sua vida em apagar o brilho alheio.  Os exemplos estão aí a mancheias, sendo vistos até nas páginas policiais: É o colega de trabalho que não atingiu as suas metas porque estava preocupado  em evitar que o seu companheiro de trabalho conseguisse atingir as suas; O marido que deixa a sua esposa por não suportar o sucesso profissional desta.
Existe o sucesso das celebridades instantâneas, que se tornam, por um tempo focos da mídia e rapidamente galgam os degraus da fama. Estes também atraem os olhares invejosos. Sucesso e inveja andam sempre juntos. O sucesso de uma pessoa é a desgraça do invejoso.
O mundo oferta ilusões em falsos refletores e pessoas pequenas de entendimento e de moral deixam-se levar pelas falsas luzes do mundo, ofuscando assim o brilho próprio. Passam a cobiçar os holofotes enganadores do mundo e perdem-se a si mesmas.
Que possamos compreender que devemos viver da própria luz, mostrando, sem meias verdades, sem máscaras, quem somos. Isso faz de nós estrelas, que, mesmo pequenas, ganham dimensão infinita. Não precisamos viver do brilho de ninguém, somos capazes de deixar brilhar a nossa luz, sem medo do brilho alheio. 

Triunfador é aquele que empana um pouco a sua luz, para permitir que os outros também possam brilhar.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE LINDO E PERFEITO!
    VOCÊS MAIS UMA VEZ ARRASARAM
    É LINDO VER O ENTROSAMENTO DE VOCÊS, PODER PERCEBER QUE NÃO HÁ INVEJA ENTRE VOCÊS, AO CONTRÁRIO, CADA UMA PROCURA FAZER COM O Q HÁ DE MELHOR NA OUTRA SE DESTAQUE.
    PARABÉNS LINDAS PRINCESAS O SUCESSO VOCÊS JÁ CONQUISTARAM E NELE PERMANECERÃO.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Sandra Rebelo! Muito bom receber seu carinho amiga!
    Uma coisa é certa Deus uniu nossas vidas para sempre.Somos princesas da boa notícia!
    Você também é parte de tudo isto querida.
    Beijos..
    Suely Sette e Princesas do Castelo...

    ResponderExcluir
  4. Vocês abordaram justamente o que eu sempre procuro nos textos que tocam temas inerentes à dualidade humana na busca do próprio sucesso e o concomitante olhar aos pares.Alheio às benesses do que se consolida com a fusão desses dois elementais, muitos enxergam o outro como uma ameça à sua busca árdua pelo tesouro almejado. Inaptamente, não notando que o comutativismo tornaria o processo imensamente mais simples. Princesas, vocês conseguir expressar, de um jeito ameno, peculiar a vocês, como uma folha flutuando ao vento, que há espaço para todos no pódio e que de mãos dadas, a vida torna-se muito mais maviosa e o os nossos corações mais fruitivos.

    ResponderExcluir
  5. Seu cometário tão pertinente nos enche de orgulho, carinho Marcelo Garbine!
    A vida para mim é uma escada onde me coloco sempre no meio.Olhando para cima verei os que alcançaram outros níveis em várias nuances da vida isto deve servir de exemplo a mim.
    Ao olhar para baixo no entanto verei aqueles que dariam tudo para chegarem onde cheguei.Aí e meu dever estender a mão e ajudar -los a subir.
    Abraço amigo.
    Suely Sette e Princesas do Castel

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, parabéns pelo blog

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Lindo e verdadeiro o texto! Realmente o brilho de umas pessoas incomoda e muito outras. Ouvi um psicólogo dizer q tem aquela pessoa que não deseja ter o mesmo sucesso da outra. O que ela quer mesmo é que a outra não brilhe. Acho isso triste e doentio. Parabéns à vcs pelo trabalho! Vcs merecem todo sucesso e eu estou aqui p aplaudí-las. Bjs

    ResponderExcluir