quarta-feira, 10 de setembro de 2014

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS - SONHOS


SONHOS

Sonhos têm sentido de eternidade, de esperança infindável. Será que os sonhos alimentam a alma, ou é a alma que alimenta nossos sonhos? Sonhar é preciso e possível, ainda bem!
Somos pássaros de asas cortadas. Ícaros que anseiam pelo voo para o infinito. Os sonhos são nossas asas. O sonho é como um elo que nos pertence desde sempre, nos ligando à vida. É necessidade e alimento. Enquanto sonhamos, há esperança e vida. É impossível viver sem sonhar, não seria a nossa vida tão rica de pensamentos, se não fossem os sonhos. Como não sonhar se são os sonhos que nos motivam enfrentar os dias e os desafios inevitáveis que surgem a nossa frente? O que seria da vida se perdêssemos a capacidade de sonhar... E sonhamos muito. A vida sem sonhos é permeada de tormentos. O sonho é amigo íntimo da esperança que, por sua vez, é irmã da fé. Os sonhos são o alento para os nossos anseios, para as nossas dúvidas e temores. São fantasias, onde tudo é palpável e possível, onde o covarde se transforma em herói e aniquila o dragão que ameaça a jovem donzela; onde o avarento e cruel senhor perdoa os seus devedores e os convida à sua casa.
 São os sonhos a razão principal de nossa busca por caminhos melhores, por mais encantamento em nossa vida. São, também, os responsáveis pelas conquistas, pelas vitórias, pelos desejos e superações.
Sonhar é projetar o futuro, é planejar uma vida melhor. Também sonhamos acordados, quando temos desejos a realizar. Traçamos planos para nosso futuro e de nossa família.  Estes começam com pequenas vontades, simples e corriqueiras e vão crescendo conforme a vida se apresenta diante de nós. Sonhamos com um mundo melhor, sem violência, onde as pessoas possam se entender e conviver harmoniosamente. Todos aliados em busca de um bem maior, isto nos motiva na busca pela realização, o que é bom, pois tira do sonho a sua imaterialidade. Sonhamos com a paz para o mundo tão perdido em descaminhos nada humanos. Não fosse o sonho, a Humanidade ainda se encontraria na Idade da Pedra Lascada. As nossas conquistas são sonhos que transformamos em realidade.
O sonho é a configuração da esperança de um mundo melhor. “Eu tenho um sonho...” assim falou Martin Luther King Jr, ao clamar pela igualdade racial norte-americana, e o seu sonho deu origem a melhoria das condições de vida dos negros nos EUA. Por conta do seu sonho, a Casa Branca, hoje é ocupada por uma família negra.
Os sonhos também podem se transformar em pesadelos. Grandes conflitos podem ser desastrosos e virar pesadelos terríveis e cruéis, onde há guerras, e a fome e a destruição predominam. Os pesadelos da vida acabam alterando a mente, que passa a sofrer com a realidade. Também os pesadelos cruéis de uma mente insana, os sonhos aterradores de poder e conquista de mentes perturbadas podem se transformar em realidades aterradoras. A História está aí e nos mostra exemplos disto. Porém, devemos sonhar com dias melhores, com coisas boas. Nós somos o que pensamos e o que sonhamos. Utopia ou não, é sempre benéfico pensarmos que o amanhã pode e vai ser melhor do que hoje. Precisamos prosseguir, sonhar sempre, buscar algum objetivo. Precisamos acreditar que o sonho pode se tornar realidade. O pensamento é uma energia que pode ser plasmada pela vontade. Não conhecemos ainda o poder de nossa mente.
A cada dia vemos mais pessoas desistindo de seus sonhos. Percebemos, só de olhar em seus olhos tristes, cabisbaixos, revelando um enorme vazio.    Quem perde a capacidade de sonhar, deixa de viver, pois a amargura toma lugar do sonho, que nos faz ver além.
Devemos sonhar sempre, todos os dias, todas as horas, mesmo quando tudo pareça impossível... É necessário olharmos para dentro do nosso eu e renascer, despertar para uma nova realidade. É necessário sonhar... Viver... Ir ao encontro desse sonho, tirar experiência, lutar mais e mais e despertar para uma nova conquista. Sonhar também é pensar... Pensar no que queremos e no que nos deixa felizes. Sonhar nos modifica, nos liberta para uma nova vivência, fazendo-nos experimentar um pouco da verdadeira felicidade,  que é um presente divino. Os sonhos, conforme os alimentamos, ora lutando por eles, ora os substituindo, estendem-se, ultrapassam a realidade, em alguns momentos, criam asas, se aquietam. Mas nunca vão embora. Acreditar, a cada dia, ter foco, ir ao encontro de algo que almejamos. Sonharmos em ver nossos filhos criados, em ajudarmos um amigo, em vermos um simples sorriso de alguém que amamos. Tecer metas e objetivos e, principalmente, realizá-los! Sentirmos essa vibração interior que nos diz: eu quero, eu posso e eu consigo! Viver é sonhar!
Queremos ser sempre amigas dos sonhos, mas sabedoras de que sonhar só não basta, precisamos fazer a parte que nos cabe rumo às conquistas pretendidas.
O sonho é o bálsamo que ameniza as durezas da vida.
O sonho alimenta a alma, nos permite ir além de nós, pois, como Espíritos, ansiamos por nossa liberdade plena e essa só é possível no sonhar. Alma sem sonho é alma sem vida!
Sonho... Ave de asas imensas que nos leva ao infinito de nós mesmos!


4 comentários:

  1. Mais um texto lindo que enquanto o lia fui viajando em meus pensamentos e sonhando mais. Sonhar é bom, de graça e não faz mal nenhum desde que sonhemos o possível de ser realizado. Como vcs disseram sonhar só não é suficiente. Precisamos fazer a nossa parte. Poderíamos sonhar com tanta coisa boa para o nosso mundo tão cruel!!! Um mundo sem preconceito, sem violência, sem ganância, sem rancor e sem tantas coisas mais. No âmbito pessoal poderíamos sonhar com outras tantas mas que dependesse de nós mesmos. Sonhar é ter esperança e fé sempre. Assim sendo acontece e realmente ameniza as dores da vida. Parabéns meninas lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Margarida!
      Suas palavras e sabedoria encantam ainda mais nossos sonhos.
      Volte sempre amiga
      Beijos
      Suely Sette e Princesas do Castelo.

      Excluir
  2. Adorei.
    E a última frase "Ave de asas imensas que nos leva ao infinito de nós mesmos!" é como a cereja no topo do bolo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir