quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS - HOMEM E MULHER, UNIVERSOS DIFERENTES?



HOMEM E MULHER, UNIVERSOS DIFERENTES?

Homens são de Marte, mulheres são de Vênus, já determina o escritor norte americano John Gray. Na obra de mesmo título, o autor enumera as diferenças existentes entre homens e mulheres e como essas diferenças são responsáveis pelos conflitos existentes entre os casais. Determina também de que forma podemos conviver bem com essas diferenças.
É certo que existem diferenças: morfológicas, fisiológicas, psicológicas e comportamentais, porém, será que podemos generalizar a ponto de se dizer que seríamos de universos diferentes? Seriam essas diferenças realmente responsáveis pelos conflitos entre os casais?
O comportamento de cada pessoa é algo individual, fruto da educação, da cultura, da vivência, das predisposições psicológicas, etc.
A mulher é criada para gerar vida, é em sua natureza a sensibilidade que grita; o romantismo que fala; a chama que conquista. Desde pequenina sabe-se ser ela o ventre que abrigará a vida futura. Mulheres foram feitas para serem cuidadas. Esse cuidado quer dizer: ser tratada com delicadeza, gentileza. As mulheres devem conversar sobre filhos, beleza, problemas domésticos, coisas do universo feminino. Gostamos de nos sentir especiais! A mulher nunca perde o seu lado frágil, o que nos torna tão encantadoras, porém não se confunda a fragilidade com fraqueza. Esse é o comportamento esperado para a mulher e desempenhado pela maioria delas.
O homem é criado para ser o chefe de família, aquele que domina e decide.  Homens devem ser práticos, racionais, pouco emotivos, ligados a esportes, conquistadores, e sexualmente ativos. Conversam sobre conquistas, esportes, finanças, política, etc. Esse é o comportamento esperado para o homem e também desempenhado pela maioria.
Porém, muitos homens e mulheres fogem à regra. Encontramos homens sensíveis, pouco práticos, românticos, tímidos na conquista, ligados aos filhos. Ótimos cuidadores.  E também mulheres com o comportamento esperado para o sexo masculino: líderes, práticas, pouco românticas, inclusive mulheres que não desejam ser mães. E isso nada tem a ver com a orientação sexual dessas pessoas. Então, será que somos tão diferentes assim? Ou nos moldamos e sujeitamos a desempenhar os papeis que a sociedade espera de nós?
A força e a aparente prepotência do macho, na maioria dos casos não passa de aparência, porque a sociedade arcaica assim o deseja. O preconceito e o machismo estão encravados na sociedade. É transmitido de geração a geração. Em algumas famílias, o machismo é mais evidenciado entre as mulheres, que não aceitam a liberdade de homens e mulheres nos dias atuais.
A diferença, na verdade, existe, mas não é uma coisa inata e sim cultural. Psicologicamente e espiritualmente somos semelhantes. A educação, as crenças e os papéis que somos obrigados a desempenhar como homens e mulheres, nos são ensinados, incutidos pela cultura da época, por preconceitos, crenças, etc.
Somos todos iguais, mesmo em universos diferentes. Sim! Parece loucura, mas não é! Agimos pela emoção, em busca de espaço nesse mundo tão desigual. Buscamos algo em comum, percebemos a diferença, mas estamos ligados pela emoção. Isso não há como contestar. Não podemos falar de diferenças entre homens e mulheres, porque as marcas são outras... Não é o gênero, é a tradição e o preconceito.
Homens e mulheres, seres distintos fisicamente, mas semelhantes na capacidade de amar, de compreender a vida e de se completarem. Cada um de nos carrega dentro de si, o lado masculino e o feminino, o Yang e o Yin , o ânimus e a ânima, que se sobressai em nossa personalidade, dependendo das nossas necessidades evolutivas.
Homens e mulheres, universos diferentes, porém interligados, nunca adversários ou competidores, mas parceiros no amor e na construção de um mundo melhor.

"A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são." (Mahatma Gandhi)

(Texto a cinco mãos pelas escritoras: Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro)

3 comentários:

  1. Parabéns, princesas! Outra vez expondo seus pensamentos de forma inteligente e sensível! Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todas nós Maria Luíza! Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Planetas diferentes? Não diria assim! Diria que em muitos casos, pertencem a mundos diferentes, ond até o ar que respiram tem sabor diferente... Só com muita consideração, respeito e aceitação de costumes e manias individuais, se consegue plataformizar um mundo só para dois (ou mais) corações!

    ResponderExcluir