quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS -AS DIFERENTES LENTES DA VIDA



AS DIFERENTES LENTES DA VIDA


Que mundo fascinante é esse que vivemos! Tanto o que ver, sentir, aprender! A vida é algo complexo, a visão que temos desta é o resultado de um conjunto de fatores que forma a lente pela qual a vemos.
Sob olhares diferentes, a vida se define de formas distintas. Quando abrimos a janela de manhã, o dia terá a cor que der o nosso olhar; ainda que o Sol esteja maravilhoso, poderemos ver nuvens negras encobrindo o céu; mesmo que caia uma tempestade, encontraremos o céu azul sobre a chuva pesada. Tudo dependerá do prisma com que vemos a vida.
As situações do nosso cotidiano podem ter múltiplas interpretações. Depende de como nós olhamos os fatos ou acontecimentos. Sabemos que cada ser humano é único e que seu caráter dependerá muito da educação e ensinamentos que recebeu. Suas vivências determinarão a capacidade para discernir e fazer as escolhas da vida.
Interessante pensarmos como cada um vê a vida e seus acontecimentos. Um mesmo fato, uma mesma coisa, pode despertar interpretações e sentimentos completamente diferentes nas pessoas que o vivencia.  Depende da nossa maturidade, sensatez, sabedoria e entendimento para  darmos a verdadeira dimensão de tudo o que nos acontece. Um só caminho trilhado e muitas diferenças quanto a forma de trilhar. Um mesmo comportamento ganha interpretações variadas ao longo da nossa vida. O que consideramos tão importante aos 18 anos, pode sequer ser considerado aos 30. O que para alguém é banal, para outro é imprescindível. Uma história lida pode gerar diferentes interpretações, dependendo da forma com que esta mexe com os nossos conteúdos emocionais e psicológicos. Cada um vê a mesma a coisa sob prismas diferentes. São olhos que filmando a vida, fazem dela uma interpretação singular.
Depende da educação que recebemos, como nos comportamos, no que acreditamos e, mais importante, do meio em que vivemos. Todos os aspectos devem ser levados em conta no momento de avaliar um acontecimento ou um gesto comum do dia a dia.
Somos seres complexos, embora falemos a mesma língua, muitas vezes, parece que falamos idiomas diferentes, formamos tribos diferentes. É aí que entra o respeito à individualidade de cada um; a liberdade de escolha e de opinião, de preferência. Partindo desse ponto, compreendemos que depende de nós escolhermos ficar em paz ou nos fechar ao que há de mais belo. Dizem que a felicidade plena não é desse mundo, então, vamos olhar pela lente do Bem e fazer que os momentos vividos atinjam sempre resultados positivos para todos nós.  O respeito à diferença e a tolerância é a melhor escolha para a felicidade. E você o que escolhe? Com que lente você prefere ver a sua vida?

“ Cada um tem de mim exatamente o que cativou, e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna. Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com intensidade. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.”
Charles Chaplin

(Texto a cinco mãos escrito por Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro)

3 comentários:

  1. Deu orgulho ler esse texto.Magnífico!
    Todas de parabéns,princesas!
    Vólia brilhante amiga!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, princesas! Sempre com muita sintonia e muita elegância ao expressarem seus pensamentos!! Valeu!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir