quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

QUEM CONTA UM CONTO...CONTA A CINCO MÃOS - TOLERÂNCIA , A SOLUÇÃO PARA A PAZ


TOLERÂNCIA, UMA SOLUÇÃO PARA A PAZ

Quantas vezes a vida nos obriga a “engolir sapos”, em nome de uma convivência pacífica? Quantas vezes, mesmo sem concordar com alguém ou com algo, deixamos de lado a nossa opinião e acolhemos aquele ou aquilo que nos incomoda, justamente em prol de um mal menor? O nome disso é tolerância.
Tolerância é o respeito ao direito do outro agir. Uma atitude fundamental para quem quer viver em sociedade, de forma civilizada e harmônica.
A cada dia, “tolerar” tornou-se uma das atitudes mais difíceis de ser exercitada. Temos presenciado, em todos os níveis de convivência, de cultura, uma intolerância exagerada com tudo.  Existe uma dificuldade enorme do ser humano em tolerar quem ou o que o contrarie, quem ou o que seja contrário aos seus preceitos, às suas ideias, às suas opiniões. Uma palavra mal interpretada é motivo de conflito; um gesto não compreendido é razão de desafeto. Hoje em dia, mata-se pelas coisas mais banais: brigas de trânsito, ciúmes, discussão na escola. E no âmbito religioso, ficamos estarrecidos ao observar a intolerância que causa guerra e sofrimentos terríveis. 
Um triste exemplo de intolerância é o do assassinato dos jornalistas franceses do pasquim Charlie Hebdo. Porém, é bom que se observe os dois lados da história, a falta de respeito ao sentimento religioso gerou a atitude intolerante dos ativistas muçulmanos e isso está gerando um terrível sentimento de intolerância do povo europeu com relação aos nossos irmãos muçulmanos, fazendo crer que todos são responsáveis pelas ações extremistas e violentas que temos visto ultimamente. Falta diálogo, empatia. Falta o simples exercício de saber ouvir, saber esperar.
O pior é que nos achamos tolerantes. Hoje em dia, os acontecimentos do dia a dia são testes constantes à nossa tolerância: os erros dos motoristas no trânsito, a falta de educação e respeito das pessoas nas ruas, nos estabelecimentos públicos.  Muitas vezes, relevamos esses problemas, embora fiquemos irritados, deixamos passar, porém, chega o momento que por uma mínima coisa explodimos e temos o nosso dia de fúria. Agimos descontroladamente, em uma reação avassaladora, da qual, muitas vezes, nos arrependemos amargamente depois.
O problema não se resume ao exterior, também temos problemas em tolerar as atitudes dos que convivem conosco. A repetição das atitudes que nos irritam também pode nos levar à intolerância e a atitudes deploráveis, magoando as pessoas que mais amamos.
A tolerância é um sentimento que precisa ser exercitado todos os dias. Requer paciência, paz de espírito e muita dedicação. O que devemos ter em mente é o que a falta de tolerância nossa pode causar aos nossos irmãos de caminhada. Uma atitude impensada pode causar desde a dor de uma amizade rompida, até consequências muito mais sérias, até mesmo um crime. Pensar depois, não aliviará o arrependimento tardio. Autocontrole é fundamental.  É preciso que saibamos ter a sensibilidade para perceber os nossos limites, antes que uma atitude intolerante nos cause dano ou aos que convivem conosco. É importante saber sair de cena quando sentirmos que esse limite está se esgotando. Porém, é preciso que exerçamos a tolerância não de forma forçada, por obrigação, isto é, com o coração cheio de mágoa, ou rancor. Mas, que possamos ser amorosamente tolerantes. Que saibamos exercitar a tolerância por amor ao próximo, compreendendo que não somos donos da razão, que também precisamos da compreensão e tolerância do nosso próximo. Tolerar não significa concordar, mas respeitar a estrada que o outro escolheu trilhar e acolher, ser afago, mesmo com as diferenças.
Onde há amor e respeito pelo próximo, sempre haverá tolerância.  Ser tolerante significa ter paciência, saber ouvir e pensar antes de tomar qualquer atitude. Muitas pessoas querem provar que têm razão em tudo, no entanto, não há o que provar. A verdade está sempre à mostra, pode demorar, mas vai sempre aparecer. As pessoas tolerantes são capazes de resolver situações difíceis, encontrando soluções inteligentes e pacíficas. 
A tolerância é uma virtude importante a ser conquistada. Parceira da paciência e do perdão nos leva a saber valorizar as forças contrárias como sendo testes para a nossa resistência.  Saber ponderar, entender que cada um tem o seu próprio universo, o seu próprio modo de pensar, é respeitar o próximo e isso só faz bem a si próprio.  Se não somos perfeitos, não podemos exigir a perfeição do outro. Sejamos menos egoístas e mais humildes. Devemos lembrar que nunca apagaremos fogo usando mais fogo. Assim como só venceremos o ódio, a intolerância e a injustiça, praticando o amor, a tolerância e a justiça. Assim construiremos um mundo melhor.

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.”

Mohandas Gandhi
(Texto a cinco mãos das escritoras Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette e Vólia Loureiro)

6 comentários:

  1. Lindo texto!! Parabéns, princesas! Uma crônica para refletirmos sobre uma questão que mexe muito com o mundo atual.

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiro como sempre. Tudo muito bem colocado e explicitado. Parabéns.
    Patty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patty, esperamos sempre contribuir com textos que nos ajudem e refletir e construir um mundo melhor.

      Excluir
  3. A tolerância tem perdido sentido na dispersão contemporânea.
    Adorei o texto!
    Abraços e beijos
    www.miriankardoso.com.br

    ResponderExcluir
  4. Magnífico texto! O blog é maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir