quarta-feira, 30 de julho de 2014



QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS


Castelo literário

Era sábado à noite, quando uma escritora deixou uma mensagem inbox que dizia:  Pode criar o grupo Castelo Literário.  Lembro-me da minha felicidade, era tudo o que eu queria. Castelo = Idade Média = antiguidades.  Sou louca por antiguidades, desde a história, a literatura, passando pela arte e arquitetura.  Então, saí em busca de um lindo castelo para criar o grupo.  Viajei via internet a Portugal, para buscar uma linda fotografia de um belíssimo castelo medieval.  Perdi-me naquela busca, são tantos os castelos, são tantos os meus sonhos vividos ali, entre aquelas frias paredes de pedra.  Não desejava voltar, queria me encontrar com a poesia e quem sabe com meu príncipe de outrora.  Então, me lembrei das escritoras que aguardavam, e, a contragosto, regressei, trazendo comigo o lindo Castelo de Óbidos. Para as minhas amigas, poetisas talentosas, o melhor. Todas as cinco ocupamos nossos lugares no Castelo Literário, e, desde que chegamos, a inspiração tem sido uma constante, aliada à alegria e encantamento pela presença dos amigos.

Sou a princesa Nell Morato, uma romântica rebelde, escritora gaúcha, que adora escrever sobre o amor. Que descobriu o universo deslumbrante da poesia, e, a cada dia, mergulha mais fundo, trazendo à realidade seus sonhos mais íntimos.

As incríveis aventuras da vida! Um encontro mais que inusitado! Cinco mulheres, separadas pelas distâncias continentais do solo brasileiro: uma carioca, duas mineiras, uma gaúcha e outra paraibana. Cinco diferentes realidades de vida, porém, um ponto em comum: o amor pela Literatura Brasileira. Encontramo-nos no mundo virtual e, desse encontro, surgiu o desejo de trabalhar, dar as mãos e escrever sobre as coisas da vida. Ganhamos um castelo e lá moramos, cinco princesas a sonhar e, cada uma, com sua história a contar.

Eu sou a princesa Vólia Loureiro, nordestina, paraibana, trago as tintas fortes da Paraíba guerreira com suas belezas agrestes para esse castelo enfeitar. Engenheira de profissão; poetisa de coração. Quero escrever sobre a vida colocando minha emoção.

Quem gosta de escrever vive sempre com a poesia, que teima em pousar nos lugares mais improváveis. Ela se abriga nos sentimentos diversos, contraditórios, que permeiam nossas vidas. Assim é a vida de quem teima em traduzir emoções. Falar, muitas vezes, o que deveria calar na alma! Mas, a alma do poeta é itinerante, vive de pouso em pouso, buscando, no olhar do seu leitor, um abrigo onde possa ficar por um tempo maior. Se encontrar eco nesse coração, nele fará morada. No falar da alma deixo registrado muito do que sou, sem máscaras, sem meias verdades, sem medo de ser quem sou, hoje, aqui, agora.

Sou a princesa Suely Sette, Professora e poetisa mineira. Escrever, para mim, é um dom que exerço com muito amor e cuidado. Procuro traduzir em textos as aspirações, angústias, inquietações, rebeldia e meu inconformismo diante dos conflitos existenciais que permeiam este mundo. Esta sou eu e tenho muito prazer em conhecê-los.

Nada é por acaso. E, foi viajando entre estrofes, percorrendo linhas de parágrafos surpreendentes, que nossas almas se identificaram. Desconhecidas? Não. O amor pelas letras e pelos versos já havia nos apresentado, embora não soubéssemos ainda. A mesma paixão nos guiou por diferentes trilhas, até que nossos caminhos se cruzaram. Coisas do destino ou a sintonia da poesia? Não importa. O bonito é que temos o mesmo desejo de levar a literatura aos corações dos que a amam com a mesma intensidade.

Sou Maria Luíza, princesa mineira. Cruzo as montanhas, carregando no peito fé e cautela. Bibliotecária que sonha entre livros e alimenta a alma de poesia.

O destino é fascinante. É exatamente disso que a vida é feita, de momentos. Dar valor às pequenas coisas é uma forma de respeitar a nossa própria existência. E uma frase me persegue desde sempre: “Nada nessa vida é por acaso”. E não é mesmo! Quando, nessa vida, imaginaria conhecer quatro mulheres extraordinariamente perfeitas? Amigas, irmãs, parceiras em um só pensamento, onde a sintonia é essencial para a nossa vida pessoal e literária. Transcrevo em linhas desenhadas, palavras de amor ao próximo, fazendo dessa prática uma verdadeira e prazerosa rotina em minha vida.
É incrível ver essa chama crescer a cada dia. Descobrindo com sabedoria e humildade o desejo em aprender algo novo, aprender com essas amigas guerreiras e jamais fechar os olhos a essa realidade. Pois, oportunidades não nos faltam em crescer humanamente. Orgulho-me de fazer parte desse grupo, e, a cada dia, subir um degrau na direção do conhecimento, da experiência, da sabedoria. Aproveitando tudo que de bom acontece, e seguindo os bons exemplos. Não temos em nossas vidas um tempo marcado conhecido, mas, temos um encontro certo. E, valorizando cada pequeno acontecimento, estaremos dando importância a momentos devidos. Obrigada princesas por momentos fascinantes de amor! Nesta vida breve, temos oportunidade de realizar o bem. Vamos fazê-lo!

Sou princesa Cristiane Vilarinho, carioca, Professora e amante da frase: “Nada nessa vida é por acaso”.


13 comentários:

  1. PARA VOCÊS LINDAS PRINCESAS TODO O SUCESSO DO MUNDO, TODO O SONHO REALIZADO, TODO O AMOR DESEJADO, TODO RECONHECIMENTO MERECIDO E OS SÚDITOS MAIS FELIZES DENTRE TODOS OS REINOS.
    QUE EM SEU PRINCIPADO NUNCA FALTE A EMOÇÃO, A JUSTIÇA, A RAZÃO, A PAIXÃO E O SONHO, E QUE O AMOR SEJA O SENTIMENTO MAIOR A VOS UNIR.
    PARABÉNS LINDAS PRINCESAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra Rebelo !Suas palavras são um incentivo e a certeza de que estamos no caminho certo querida! Obrigada!

      Excluir
  2. Amigas queridas: É uma honra fazer parte deste Castelo. Estamos ampliando nossos horizontes, para continuar mostrando nossos escritos e que todos os nossos amigos possam se inspirar e sonhar junto. Sou apenas uma pedra no alicerce do Castelo Literário.

    ResponderExcluir
  3. É uma honra participar desse Castelo.
    Estamos unidas por amor as letras e juntas iremos realizar nossos sonhos...
    Lindo de viver :)

    ResponderExcluir
  4. Sonhar sem limites! Aqui podemos sonhar e espalhar sonhos de paz, alegria, união. Em forma de versos, ou a cinco mãos. O Castelo é a nossa morada , a união , confiança e amor é a chave de sua porta.

    ResponderExcluir
  5. É uma grande honra ser parte deste Castelo, onde os sonhos de ontem encontram vez nas respostas de hoje! Sempre unidas princesas irmãs! Que ganhe a Literatura nossa verdadeira Musa, Rainha do bem e inspiração ao voo livre de ideias!
    Suely Sette

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo sonha algum dia em entrar em um castelo e conhecer princesas, acho que muitos estão com inveja de mim porque estou tendo a honra, o prazer e a satisfação de entrar neste lindo castelo e conhecer princesas magnificas que são vocês. Desejo-vos muita força e sucessos com este projecto maravilhoso e que continuem a nos brindar com textos poéticos lindos.... e eu hei de vos acompanhar sempre até porque eu sou um novato neste mundo e fico maravilhado com o vosso talento... saudações e sucessos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Eliúde Morais... obrigado pelas palavras carinhosas e inspiradoras. Mas você escreve muito bem e é galante e respeitoso como um príncipe...

      Excluir
    2. Eliúde você como sempre um príncipe!
      Obrigada amigo.Uma honra ter você aqui!
      Obrigada, volte sempre!
      Abraços das princesas.

      Excluir
  7. Nós amantes das letras com certeza estamos felizes para nos embriagarmos com os escritos "A Cincos Mãos" talentosas de vocês!
    Abraços às vocês cinco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paulo Baloba!
      Suas palavras e carinho são importantes respostas para todas nós.Volte sempre!
      Abraços das Princesas .

      Excluir
  8. Estreia fenomenal das meninas. Sou visitante assíduo, sempre! Obrigado pela recepção calorosa nesse recinto literário suntuoso.

    ResponderExcluir