segunda-feira, 27 de abril de 2015

QUEM CONTA UM CONTO... CONTA A CINCO MÃOS - VÍCIOS E MANIAS



VÍCIOS E MANIAS

Quando falamos de vícios e manias sempre nos lembramos daqueles hábitos repetitivos ou defeitos, alguns inocentes, outros, prejudiciais. Alguns denotam a inferioridade moral da pessoa.
Os vícios, normalmente, são associados à má conduta. São prejudiciais, sejam quais forem, pois aprisionam. Passam a reger a vontade humana e o viciado se torna refém do vício. Álcool, fumo, drogas, jogo, são os sinônimos de vícios. Tudo o que gera excesso e existe constância é uma forma de prisão. Ninguém, porém, lembra-se de associar o gosto extremo por uma coisa boa como vício. Por exemplo, o gosto por futebol, música, livros, etc. Geralmente, coisas boas, são associadas à paixão. Se alguém é um leitor compulsivo, dizem que esse alguém é “apaixonado por leitura”, nunca que tem o “vício da leitura”.
Pessoas adquirem as mais variadas e inimagináveis manias... Pequenos vícios, grandes manias, temos de tudo um pouco. São aqueles pequenos hábitos, coisas que fazemos quase sem percebermos, quase que de forma automática e que não conseguimos evitar fazer.
Moralmente falando, o ser humano deve lutar contra os vícios, libertando-se destes, tornamo-nos mais senhores de nós mesmos, pois os vícios nos tornam escravos.
Mania de limpeza, de roer as unhas, de lavar as mãos constantemente... Mania de mexer no cabelo, fazer anéis ou enrolar e puxar os fios, mania de assistir aos mesmos filmes diversas vezes e chorar todas as vezes que assiste, trejeitos faciais, mania de entrar e sair sempre pela mesma porta, de começar a andar dando o primeiro passo sempre com o mesmo pé (geralmente o direito), falar sozinha... São tantas manias!
Normalmente, pequenos vícios e manias fazem parte de nossa personalidade. Algumas vezes são considerados chatos, inconvenientes ou também podem ser considerados charmosos. Tudo depende do ponto de vista.
Manias são mais leves, são, a princípio, pequenos hábitos ou costumes que parecem inofensivos, e geralmente o são, porém, algumas vezes, as manias viram vícios, passam a dominar e escravizar a vida da pessoa e aí vira doença.
As manias podem dificultar a convivência com os outros, pois algumas são irritantes e chegam a ser patológicas. Aliás, manias podem significar doença: O TOC.
O TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno mental que deve ser tratado, pois traz muitos problemas a quem o tem.  Chega a paralisar a vida, podendo levar posteriormente a quadros graves de depressão.
Algumas manias são engraçadas, mas, para quem as tem, pode ser algo muito desagradável. O fato é que toda pessoa tem as suas idiossincrasias e todos nós devemos respeitar; tentar conviver e, quando possível e necessário, ajudar a quem sofre com os vícios e manias a se curar deles.


“Cada um de nós é um universo...” Para adentrar no universo interno de qualquer ser humano, é preciso desenvolver a sabedoria... -  Raul Seixas.

(Texto a cinco mãos pelas escritoras Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato, Suely Sette, Vólia Loureiro)

3 comentários:

  1. Acho que todos somos viciados em algumas coisas, não necessariamente prejudiciais à saúde ou ao bom convívio social. Mas acumulamos procedimentos repetitivos que atuam como uma espécie de agente catalizador de nossas preferências, por vezes bizarras. Eu, por exemplo, tenho o péssimo hábito de roer as unhas desde que me entendo por gente. Sei que é anti-higiênico, coisa e tal, mas nesses momentos esse proceder tem a capacidade de provocar certo relaxamento, ainda que seja por efêmeros instantes. Tenho, também, a mania de vivenciar regularmente momentos de profunda introspecção, oportunidade em que dou tratos à bola e mergulho, profundamente, numa irrealidade equidistante que retempera o meu espírito sequioso de paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo Roberto Fraga, todos nós temos as nossas pequenas manias. Agradecemos a valiosa participação!

      Excluir
  2. Amigo Roberto Fraga,obrigada pela presença sempre valiosa.
    Acho que essa introspecção se é mania deve ser bem aceita.Momentos assim são importantes ,fazem parte pelo menos para mim de um recarregar energias e passar a limpo o que muitas vezes ficou ali guardado na alma.Obrigada e boa noite!
    Suely e princesas do Castelo

    ResponderExcluir